A moto é a companheira de milhares de trabalhadores brasileiros que precisam enfrentar o trânsito todos os dias para bater o cartão. O problema é que, no trânsito, o motociclista é sempre a parte mais frágil. Se você sofreu um acidente de moto nesse caminho, sabe o susto e a preocupação que dá ficar parado sem conseguir trabalhar.
A primeira coisa que você precisa saber é: acidente de moto no caminho de ida ou de volta do trabalho é considerado acidente de trabalho! A lei protege o trabalhador desde o momento em que ele sai de casa.
E se você trabalha usando a moto, como motoboy, entregador de aplicativo contratado ou fazendo serviços de rua para a empresa, aí é que o cuidado com a sua saúde e com os seus direitos precisa ser redobrado.
Quais são os seus direitos nessa situação? Se você sofreu o acidente e precisou se afastar, você tem garantias muito importantes:
- Estabilidade de 1 ano: Se você ficou afastado pelo INSS recebendo o auxílio-doença por acidente (o B31 ou B91), ao voltar para a empresa, você não pode ser demitido por 12 meses.
- FGTS depositado: Mesmo parado se recuperando, a empresa é obrigada a continuar depositando o seu FGTS todo mês.
- Indenização e pensão (se houver culpa da empresa): Se a moto era da empresa e estava sem manutenção, ou se a empresa te exigia metas impossíveis que causavam correria no trânsito, ela pode ser obrigada a pagar uma indenização pelo seu sofrimento e até uma pensão caso você fique com alguma sequela na perna, braço ou coluna.
O que fazer logo após o acidente? Avise a empresa o quanto antes e exija a abertura da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Esse documento é o seu comprovante principal de que tudo aconteceu por causa do serviço.
Ficou com alguma dúvida ou a empresa não quer te ajudar após o acidente de moto? Não passe por isso sozinho. Fale com a nossa equipe de forma rápida e 100% online pelo WhatsApp. Vamos analisar o seu caso com carinho!


