Você trabalha limpando banheiros em locais com muita circulação de pessoas, como escolas, hotéis, mercados, shoppings ou hospitais, e não recebe nada a mais por isso? Saiba que você pode estar perdendo dinheiro todos os meses!

Muitas empresas dizem que dar uma luva ou uma bota de borracha já é o suficiente e que o trabalhador não tem direito a receber nenhum extra. Mas a verdade não é bem essa.

A Justiça entende que limpar banheiros públicos ou de uso coletivo por muitas pessoas não é a mesma coisa que limpar o banheiro da nossa casa. Nesses locais de grande movimento, o contato com o lixo e os germes é constante e perigoso para a saúde. Por isso, quem faz esse serviço tem, sim, direito ao Adicional de Insalubridade no grau máximo, que é de 40% sobre o salário mínimo!

Como saber se eu tenho direito?

Faça as seguintes perguntas para você mesma:

  • Você limpa banheiros praticamente todos os dias?
  • Esse banheiro é usado por muitas pessoas (colegas de trabalho, clientes ou público geral)?
  • Você trabalha em locais como mercados, escolas, hotéis ou hospitais?

Se você respondeu “sim”, a empresa deveria estar pagando esse dinheiro a mais na sua carteira de trabalho. E tem mais: se você já trabalha lá há algum tempo ou saiu da empresa há menos de 2 anos, você pode cobrar todo esse valor que foi deixado para trás (os atrasados).

Não deixe o seu dinheiro suado na mão do patrão. Esse extra de 40% faz uma diferença enorme no final do mês para pagar as contas e fazer a feira do mercado.

Quer saber se você tem direito a receber os 40% de insalubridade e como cobrar isso? Entre em contato com a nossa equipe! Nós analisamos o seu caso de forma rápida, simples e totalmente online.